Nesta quinta-feira (2 de julho de 2025), a Microsoft anunciou uma nova rodada de cortes significativos em sua força de trabalho global — aproximadamente 9 000 vagas, correspondendo a cerca de 4 % dos seus 228 000 funcionários. As áreas mais impactadas incluem a divisão corporativa e, principalmente, o Xbox e seus estúdios internos.
Impacto no universo Xbox
A iniciativa atingiu em cheio diversas frentes dentro do Xbox Game Studios:
- King (estúdio sueco responsável por Candy Crush): reduziu em cerca de 10 % seu quadro, cortando cerca de 200 posições.
- Rare teve demissões significativas e viu o cancelamento de Everwild, projeto que estava em desenvolvimento desde 2019.
- The Initiative, o estúdio montado para relançar a franquia Perfect Dark, foi encerrado, e o game foi oficialmente cancelado.
- ZeniMax Online Studios interrompeu em desenvolvimento o MMO conhecido como “Blackbird”.
- Outros estúdios afetados incluem Raven Software, Sledgehammer Games, Turn 10 Studios e o renomeado Halo Studios, com cortes expressivos na equipe.
- Estúdios como Arkane Austin, Tango Gameworks e Alpha Dog Games já haviam sido fechados no ano anterior, como parte de reestruturações anteriores.
Jogos cancelados
Além dos cancelamentos mencionados acima, a lista principal engloba:
- Everwild (Rare)
- Perfect Dark (The Initiative)
- Um MMO codinome Blackbird (ZeniMax Online)
Segundo a liderança da Xbox Games Studio, mesmo com esses cortes, mais de 40 jogos seguem em desenvolvimento, incluindo lançamentos confirmados na Xbox Games Showcase de junho.
Justificativas e contexto estratégico
A Microsoft apresenta essa decisão como parte de uma “priorização estratégica”, com o objetivo de destinar recursos para áreas com maior potencial de crescimento . O CEO da divisão Xbox, Phil Spencer, divulgou um comunicado interno afirmando que, embora o número de jogadores e o tempo dedicado aos títulos da empresa esteja em alta, mudanças se fazem necessárias para garantir um crescimento sustentável a longo prazo .
Direção futura: mais serviços e menos hardware
Esses cortes também refletem uma filosofia mais ampla da Microsoft: mover-se de um modelo centrado em hardware (consoles Xbox) para uma cultivo de ecossistemas multiplataforma, impulsionados pelo Game Pass e vendas digitais . Consoles como o Xbox Series X|S vêm sendo tratados como elementos do ecossistema, mas não mais como seu centro exclusivo.
Perspectivas a médio prazo
- A Microsoft deve concentrar-se em lançamentos já anunciados e no fortalecimento de seus principais IP’s multiplataforma.
- Novos títulos podem emergir dos estúdios que permaneceram ativos, ainda que com uma equipe mais enxuta.
- A aposta em IA e nuvem, com um investimento estimado em US$ 80 bilhões, exige cortes para financiar essa transformação.
Enfoque estratégico e próximos passos
Esta reorganização aponta para o redirecionamento de investimentos dentro da Microsoft. Enquanto estúdios históricos e projetos promissores foram encerrados, a companhia aposta na robustez de games já confirmados, no Game Pass e na convergência multiplataforma. Resta observar como esse movimento será recebido por jogadores e como impactará a competitividade frente a Sony, Nintendo e outras grandes publicadoras.
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Fonte: Insider Gaming