A CD Projekt Red segue cautelosa e distante de qualquer ansiedade em torno dos conteúdos de The Witcher 4 e seus possíveis herdeiros (Witcher 5 e 6). Segundo Jan Hermanowicz, gerente de produção de engenharia do estúdio, o mais recente demo tecnológico é apenas isso — uma demonstração — e não reflete o produto final. Apesar disso, ele enfatiza os avanços técnicos que irão beneficiar não só o universo de The Witcher, mas toda a indústria de jogos.
Uma Virada Tecnológica Estratégica
Após experiências turbulentas, como o lançamento conturbado de Cyberpunk 2077, a CD Projekt migrou do REDengine para o Unreal Engine 5.6. Essa transição está diretamente ligada à necessidade de otimização do desenvolvimento e à redução de gargalos produtivos, especialmente para games em mundo aberto.
Benefícios Que Repercutem por Toda a Indústria
“Como o demo usa Unreal para impulsionar tecnologia e ferramentas, isso não beneficia só The Witcher 4, mas todos os projetos que usam Unreal — incluindo os futuros jogos da CDPR”, comenta Hermanowicz. Ou seja, melhorias como renderização avançada, iteração acelerada e pipelines refinadas devem ser amplamente aproveitadas.

E Quanto ao Conteúdo do Jogo?
Hermanowicz mantém atenção na narrativa:
- “Ainda é cedo para falar sobre o saga como um todo, muito menos das próximas partes”.
- Em outras palavras: não há planos concretos divulgados sobre enredo, personagens ou mecânicas futuras.
Entretanto, já está claro que o foco é oferecer um mundo rico, visualmente impressionante e tecnicamente sólido — sem pressões artificiais por prazos ou narrativas inacabadas.
Lições Aprendidas Com Cyberpunk 2077
A equipe da CD Projekt está comprometida em evitar os mesmos erros. O desenvolvimento agora segue uma abordagem “console-first”, com otimizações sendo feitas desde o início para rodar bem em PlayStation 5, Xbox Series X e S — reduzindo problemas de performance.
Em Resumo
Pontos-chave | Detalhes |
---|---|
É cedo demais | O demo é apenas uma fatia tecnológica, sem detalhes do enredo ou gameplay |
Unreal Engine 5.6 | Permite melhorias que vão além do universo Witcher |
Benefícios amplos | A tecnologia desenvolvida será utilizada em outros projetos do estúdio e da indústria |
Foco nos consoles | Desenvolvimento pensado para performance em diversas plataformas desde o início |
Próximos Passos Para os Fãs
- Aguardamos um trailer com gameplay — previsto para 2026, segundo fontes.
- O lançamento oficial está cotado apenas para 2027 ou mais tarde .
- As sequências — Witcher 5 e 6 — devem se apoiar na mesma base tecnológica, mas sem prazos definidos.
O Que Esperar do Futuro de The Witcher Com a Nova Tecnologia da CDPR
A CD Projekt está adotando uma postura estratégica e madura com The Witcher 4. A recente demonstração serve mais como vitrine tecnológica do que como antecipação de conteúdo. As mudanças de engine e abordagem de desenvolvimento refletem uma lição clara de administração de expectativas e foco na qualidade — um caminho que promete elevar não apenas sua franquia mais querida, mas todo o segmento de RPGs AAA.
Fique ligado: os próximos grandes anúncios estão previstos para 2026, mas por agora, o caminho é o da paciência e da confiança no que a CDPR tem construído.
Fonte: GamesRadar